quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval


Hodiernamente, costuma-se afirmar que carnaval é alegria do povo, que expressa a cultura popular e que é festa folclórica. A explicação é vaga. Diz-se que é boa ocasião para atrair turistas estrangeiros a fim de carrear divisas para os cofres do país.

"Carnevale" - vocábulo italiano, que significa "adeus à carne", é festa de muita alegria, folia e orgia que precede à quarta-feira de cinzas. A comemoração do carnaval é de origem pagã. Desde tempos imemoriais no Egito antigo, no outono, realizava-se a festa do boi Apis - animal sagrado. Escolhia-se o boi mais belo e todo branco o qual era pintado com várias cores, hieróglifos e sinais cabalísticos. O boi era conduzido pelas ruas e levado até o Rio Nilo, onde era afogado. Em procissão, sacerdotes, magistrados, homens, mulheres e crianças, fantasiados grotescamente, iam atrás dele dançando, cantando, em promiscuidade, até seu afogamento. Com as conquistas da Grécia e de Roma, a festa foi transportada para outros países, sob outras formas e denominações. Na Grécia, tomou o nome de "Dionisíaca" em honra ao "deus do vinho" - "Dionísio", e em Roma, o nome de "bacanal" em homenagem ao "deus Baco" Nessas comemorações, a aristocracia misturava-se com o populacho, os tribunais e estabelecimentos oficiais se fechavam, e se abriam todos os lugares de divertimentos, onde a devassidão, a orgia e os prazeres sensuais eram inomináveis.

Com o advento do cristianismo, as festas pagãs se arrefeceram, mas na Idade Média, sob a tolerância da "igreja da maioria", recrudescera entre os povos de educação latina sob a única denominação de "carnaval".
(Fonte:http://www.scribd.com/doc/6724128/A-Origem-Do-Carnaval)
(Foto:http://www.italiantraveltours.com/masks-venezia-big.jpg)

Nenhum comentário: